quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Porto Alegre - Reciclagem

Hoje quando entrei na lavanderia olhei para a prateleira e me dei conta da quantidade de garrafinhas pets com óleo de cozinha usado que juntamos... somos quase colecionadores de garrafas pets com óleo de cozinha usado, rs...

Bom, acho que já passou da hora de procurar um lugar aqui em POA que recicle esse produto.
O que achei? O site da prefeitura! É, lá é possível consultar os locais para entrega do material.
Além do óleo de cozinha, também há dicas do que fazer com lampadas incandescentes, lixo eletrônico, entre outros.

Dá uma olhada no link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=94

Um abraço!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Porto Alegre - Saúde e informação

Em Porto Alegre há uma linha gratuita para verificar o registro de odontologistas e de clínicas para consultas. É o 0800 510 5242. O número é de responsabilidade do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul e integra a campanha Sorria Sem Medo de Ser Feliz.

Fonte: Jan/2012 - Jornal Zero Hora.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

São Paulo - 120 anos de Avenida Paulista

Um dos cartões postais de São Paulo completa hoje (08), 120 anos. A Paulista é uma das principais avenidas da capital. É marco de diversas manifestações - culturais, protestos... Quando estivemos em SP, na metade deste ano, ficamos hospedados em um pequeno hotel, no inicio da Avenida, próximo a Casa das Rosas. Simplesmente adorei a localização.
Saimos muito durante o dia, para conhecer a cidade, e a noite ficamos mais no hotel. Mas apesar do cansaço fizemos alguns passeios a pé por esta avenida. E sabe que eu (Liliane) nem achei ela assim tão barulhenta, tumultuada (como algumas pessoas falam). Pelo contrário. Me apaixonei pela paulista. Deu até vontade de ficar mais e aproveitar todos os atrativos do local. Na Av Paulista você encontra predios lindos, pessoas de todo o tipo... o Masp, o parque Trianon... a Livraria Cultura... enfim, tem muita opção e tem para todos os gostos.

Creditos fotos: André Domingues

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Belem - Complexo Feliz Lusitânia

Um dos meus locais preferidos. Muito bom para passear no final da tarde e tomar aquele coco gelado. O Complexo Turístico Feliz Lusitânia localiza-se na região mais antiga da cidade de Belém. É formado pela praça Dom Frei Caetano Brandão, o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, a Igreja de Santo Alexandre (museu de arte sacra) e a Catedral Metropolitana de Belém.

O que cada imagem mostra:

1 e 2 -
A parte de baixo e de fora do Forte do Presépio. Com canhões expostos na grama (em outro post irei colocar fotos internas).

3 e 4 - Vista da Baia do Guajará e do navio da marinha que fica ancorado para visitações (que acontecem gratuitamente durante o dia). Esse espaço fica do lado direito da Casa das Onze Janelas. Motivo da foto escura: a chuva!!! ehehehe

5 - Barraca de coco e ao fundo um vendedor de lembrancinhas / fitinhas durante o período o Círio de Belem.

A noite também é possível visitar esse espaço (exceto o museu de Arte Sacra e a parte interna do Forte). O turista não precisa se preocupar, pois no local há uma excelente iluminação e muitos seguranças. Além de opções para comer, dançar...

Algumas indicações... em Belem

... médicos em Belem

* Acupuntura - Liane Melem
* Ginecologista / Mastologista - Débora Queiroz
* Odontologia - Denise Crespo
* Clinica de vacinação - Climep
* Ultrassom ou Ecografia - Clinica Iketani. Muito, muito bom. Ótima qualidade de imagem, rapidez no atendimento da recepção/entrega de exame e o preço bem bacana. É possível gravar o exame por apenas R$ 5 (valor do CD). Pena que descobrimos essa clinica apenas quando já estavamos voltando para o sul. Enfim, fica a dica.

... cinema alternativos em Belem

É desse tipo de cine que gostamos. Então indico dois:
* Cine Líbero Luxardo - http://cineliberoluxardo.blogspot.com/
* Cine Olympia - http://espacomunicipalcineolympia.blogspot.com/

... cursos em Belem

* Fotografia e cinema - Caiana Filmes

Por enquanto é isso...

domingo, 13 de novembro de 2011

Porto Alegre – 57º Feira do Livro

Cada um vai por um motivo. E são vários. O principal é o gosto pela leitura.
Organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro, de 28/10 a 15/10, a feira tem como objetivo promover 700 sessões de autógrafos, 200 palestras e debates e 400 encontros com autores. Também é possível participar de saraus, contações de histórias, sessões de cinema, oficinas e outras atividades ligadas à cultura.

Se você esta em Porto Alegre não deixe de visitar!

Serviço

Localização:
Praça da Alfândega até o Cais do Porto.

Horário:
• Área infantil e juvenil (no cais) – das 9h30 às 20h.
• Praça da Alfandega – 12h30 às 21h.

Livros com preços acessíveis.

Entrada franca.

sábado, 12 de novembro de 2011

Uma das sete maravilhas da natureza - Cataratas do Iguaçu

Até agora este é o post com mais fotos. Rs... As fotos são antigas, de recem casados. Viajamos com pouca grana, com um grupo de conhecidos. A nossa máquina era bem simples, uma cyber-shot que pifou a um tempinho atrás. Acho que o que contribui para isso foi essa viagem! Afinal tiramos muitas, muitas fotos.

Bom, nem sei por que demorei tanto para escrever sobre essa viagem. Foi uma das melhores. A beleza deste lugar não tem como descrever. É, sem dúvida, uma das maravilhas da natureza.

As primeiras fotos são da entrada do Parque Nacional Iguazu - é visitamos o lado argentino. Desculpe ai, mas o marido já conhecia o lado brasileiro, então aproveitamos para conhecer o lado dos los hermanos.

Na segunda foto, atrás - naquela mancha/nuvem branca - é a famosa Garganta del Diablo. Para chegar até lá, usamos o tren ecologico de la serra. Na quinta foto estamos bem próximo a ela. É muita água! E por incrível que pareça dá para ver ninhos de passarinhos nas pedras. Alguns deles se arriscam a sobrevoar as águas.

No Parque há várias trilhas para fazer. Fizemos além da Garganta, outras duas. A trilha inferior, que tem muitas árvores e possibilita a aproximação das quedas. Dá até para tomar um banho (foto 8), rs... E a superior, com passarelas que possibilitam visualizar do alto as diversas quedas de água. Essa deixamos por último, quando o sol estava um pouco mais "fresco".

No passeio tem que usar muito filtro solar (mas muito mesmo)! Experiência própria. Tomamos os cuidados necessários e mesmo assim não teve jeito. Até hoje tenho uma marca escura na testa.

Bom, também provamos alguns quitutes argentinos. E quase perdemos o ônibus comprando alfajor. Chegamos ao parque no final da manhã, de carro. Para voltar optamos por ônibus. O motivo foi simples, queríamos ficar mais no parque enquanto que o restante do grupo preferiu dar uma volta na cidade (Puerto Iguazu).

Ao passar a fronteira levamos uma pequena advertência por que na entrada não havíamos avisado que voltaríamos de ônibus. E, portanto, não tínhamos um “documento” para retornar ao Brasil. Esse “documento” é entregue quando você desembarca do ônibus de Foz e atravessa andando a fronteira. Do outro lado há um ônibus argentino a disposição, aguardando os visitantes.

Não lembro ao certo quanto gastamos com esse passeio. Mas você pode obter informações atualizadas pelo site: http://www.iguazuargentina.com/portugues/

Essa viagem vale a pena. Não deixe de fazer. Afinal, hoje, as Cataratas do Iguaçu fazem parte das sete maravilhas da natureza. Um título merecido.

Abraços!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Serviço: Feira da Gestante, Bebê e Criança em Porto Alegre

Acontece de 1° a 6 de novembro (2001), no Barra Sul Shopping, a Feira da Gestante, Bebê e Criança.

Horarios:
Terça a Sexta-feira das 14h às 22h
Sábado das 11h às 22h
Domingo das 11h às 20h

Local:
Av. Diário de Noticias, 300
Jd. Alvorada - Porto Alegre

------------------------------------------------------------------------------------------

Então, fomos visitar a feira e...

Pontos negativos: ... não foi o que esperavamos. Poucos expositores. Vi apenas uma loja com produtos exclusivos para gestante. Entretanto, era muita pouca coisa. Produtos básicos que podem ser encontrados facilmente em outros lugares.
Não havia muitas lojas. A maioria era de decoração - e em todas aqueles nichos com bichinhos de pelucia.

Pontos positivos: Sinceramente foram poucos... mas enfim, vamos lá. Pouca movimentação de pessoas, o que facilitava a qualidade do atendimento. O vendedor dava atenção exclusiva para você.
A loja de tapete, rs... é achei interessante. Tinha de todos os tamanhos e temas. Achei legal por que era algo bem especifico, diferente e aparentemente de boa qualidade.
Uma loja de painel em MDF. Também dentro da área de decoração, mas confesso que essa eu gostei. A artesã estava lá confeccionando as peças na hora. Também organizou três paines lindos com temas infantis. Ah, ela só vendia isso.
E o fato de não haver preço para entrada. Se fosse em Curitiba era bem provavel que a feira fosse realizada no Barigui e com entrada de, sei lá, uns R$ 5.

O que levamos: Um sling, saco de dormir e uma toquinha.

domingo, 30 de outubro de 2011

Belém / Ilha de mosqueiro - Praia de água doce

A Ilha de Mosqueiro é encantadora. Claro que há partes que não gostei, como é o caso da Praia do Chapéu Virado. Achei muito agitado. Explico, durante o verão (lá em junho) o pessoal faz uma especie de competição musical. É uma praia mais frequentada por quem gosta de música, de paquerar... enfim, indicada para os solteiros, rs... Para quem vai em casal ou com a familia, indico a Praia do Farol (que ainda vou escrever sobre lá) e a do Paraíso (foto e video deste post). A Ilha de Mosqueiro vale conhecer. Não deixem de ir, a praia é de água doce e de uma beleza incrivel.

Crédito texto: Liliane
Foto: André

Dos pequenos prazeres

Outro dia meu marido chegou com flores. Adorei a surpresa, principalmente por ser surpresa. Mas confesso que fiquei mais sensibilizada com o vaso que adquiri no mercado, durante a última compra mensal.
Não eram flores, não foram escolhidas especialmente para mim e nem mesmo estava em uma embalagem apresentavel. Era apenas um vasinho simples de hortelã. Mas trazia um cheiro inigualavel de infância. Da doçura daqueles horas em que ficava a toa, imaginando o mundo no meio a horta da casa onde nasci...

Crédito:
Liliane Santetti

Porto Alegre - Curiosidades cotidianas / Parte I

Aqui não se fala (ou escreve) PM - Policia Militar. Vi no jornal e depois constatei que as pessoas utilizam a sigla BM, de Batalhão Militar.

sábado, 29 de outubro de 2011

Curitiba - Serra do mar

Sempre quis fazer esse passeio... enfim, hoje estou meio nostalgica, sem muito o que escrever eu aproveito esse "clima" para começar uma nova tag aqui no blog, a "das coisas que quero fazer".

Primeira parada: Curitiba - Serra do mar

Nesse site http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos tem informações sobre como participar desse passeio turistico. A imagem eu não lembro, mas acho que "tirei" dai. Se alguém souber a origem me avisem que eu coloco os créditos.

Abraço,

Liliane

sábado, 22 de outubro de 2011

Estrada - Fotos da viagem entre PR e RS

Feitas com o ônibus em movimento. Por isso a qualidade não é tão boa. Essa paisagem pode ser vista no percurso que liga as cidades de Clevelândia - sul do Paraná - a Porto Alegre (RS).

* Clique na foto para ampliar.

Créditos: André Domingues

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Belém – Demonstração de fé

Acho que desde que chegamos a Belém ouvíamos falar do tal “círio”.
Em um imóvel que visitamos o dono contou vantagem, falando que dali – daquele prédio, era possível acompanhar o círio. Que todos os moradores se reuniam no salão de festa para juntos participar... enfim, teceu vários comentários valorizando esse suposto beneficio. Mais tarde foi o zelador de outro prédio – o que locamos – que falou sobre as maravilhas de outubro vindas (é claro) com essa importante comemoração popular.

Segundo ele, é o período do ano em que as famílias e os amigos se reúnem. “Vem gente de longe e tem festa" com direito a comidas típicas - maniçoba, pato no tucupi - e parque de diversão. Além da possibilidade de agradecer e pedir graças.

O tempo passou, outubro chegou e assistimos na TV muitas matérias falando sobre o Círio fluvial e outras romarias realizadas pelo interior do estado e nas cidades vizinhas.

Pessoalmente, fomos ver a transladação. Uma procissão feita durante a noite que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica até a Igreja da Sé. Caramba, era muita gente! Estavamos no alto, mais ou menos no meio do trajeto, e esperamos horas para a procissão chegar até o local onde aguardavamos. Mas valeu. Foi um espetáculo de fé que nunca tinha visto.

No outro dia, pela manhã o trajeto da imagem era ao contrario. Fomos até o ponto final para registrar a chegada. Novamente ficamos impressionados – com o número de pessoas, com o sacrifício que elas estavam fazendo e com aquela fé que (sinceramente) pensei não existir dentro da igreja católica...

Mais informações – É realizado desde 1793, o percurso é de 3,6 quilômetros e reúne aproximadamente dois milhões de romeiros. Em setembro de 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou o Círio como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Leia mais no site do evento...

Pessoas carregando simbolos de agradecimento - casas, tijolo, cartão de loteria...

Muitas pessoas percorrem o trajeto descansas agarradas a corda... no final a corda é cortada e os pedações são levados
como lembrança pelos romeiros

Outros percorrem todo o trajeto de joelhos e são aparados pela equipe da Cruz Vermelha

Créditos:

Texto - Liliane Domingues

Foto 1 - Divulgação

Demais fotos (Cirio / 2010) - André Domingues

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Porto Alegre - Casa nova, vida nova!

Enfim chegamos. Ou melhor, cheguei. Por que o André já esta aqui desde o dia 5 de setembro.

Fiz o trajeto da minha cidade natal, Clevelândia (PR) – a Porto Alegre de ônibus. Foram 10 horas de estradas! A noite, com paradas em diversas cidades. Confesso que não parava de pensar em duas coisas. Primeiro, “viajar grávida é quase viajar com dor de barriga – o ideal é ficar na poltrona do lado do banheiro! (rs...)”. Segundo, “ainda bem que não irei visitar meus irmãos tão cedo”...

Sobre POA: o que dizer? Ainda não sei. É sério. Não quero falar sem realmente começar a conhecer a cidade. Até agora posso falar das paredes do meu apartamento que ficou com uma pintura ótima, graças ao meu marido/faz tudo. Vi muito pouco do lado de fora. As caixas com roupas, objetos pessoais e utensílios domésticos ainda não me deixaram “ser turista”.

Chegamos em um domingo (25), trânsito calmo, pessoas passeando com seus cachorros e filhos – sossegadas pelas calçadas... aquela dia típico de aproveitar, de não ter pressa e sentir-se dono de si e não uma criatura que recebe para fazer algo repetitivo para outros. As ruas em geral possuem calçadas largas (pelo menos no bairro onde vivo). A cidade é bem arbonizada, o trafego maior é em grandes avenidas. As pequenas vias são calminhas, lembra uma cidade do interior. O clima é agradabilíssimo. Sério. Gostei do clima. E a comida minha gente! Muito, muito engordativa saborosa. Meu lado italiano deu pulos de alegrias. Ehehehehe...

Enfim, ainda temos muito que descobrir nessa nova “parada”. Aos poucos vou postando minhas impressões. Ah, e claro, se o André deixar a preguiça de lado também colocara as dele, rs...

Ps: Post sem fotos por que simplesmente não deu tempo de descarregar as fotos da viagem. Máquinas com memória cheia! =)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Belem - Complexo turístico Ver o Rio

O Ver o Rio esta localizado em frente a baía do Guajará. É um ambiente público onde esta localizado o Memorial do Índio, um pequeno lago com pedalinhos, um parque infantil e várias barracas que vendem tapioca.
É muito bom ir lá no final da tarde. Para tomar aquele cafezinho com tapioca e admirar o por do sol. Vale à pena.

sábado, 13 de agosto de 2011

Porto Alegre ai vamos nós

Oi pessoal, o blog esta meio desatualizado por que estamos nos preparando para viver em Porto Alegre (RS). Ai já viu, organizar mudança não é tarefa fácil. Ainda mais agora que estamos nos preparando para receber mais um integrante na familia. É estou gravida - 19 semanas! Enfim, estas e muitas outras novidades estão acontecendo e o mundo online acabou ficando um pouco de lado, rs...
Mas prometo que vou me esforçar mais e manter esse espaço. Tenho muita coisa ainda para contar sobre Belem. Muita coisa mesmo. Para isso, pensamos em criar um flickr especial para fotos de viagem. Também pensamos em lançar uma seção "testado e aprovado", com dicas úteis para (sobre)viver aqui em Belem. Bom, o dificil esta sendo começar a colocar essas novas ideias em pratica. Mas vamos lá... acho que semana que vem já consigo postar algo interessante.
Ah, e enquanto isso você que passa por aqui já deve ter notado que o layout mudou e que junto chegou um menu com a opção Receitas! É isso ai, futuramente vai ter receitas regionais. Até lá segue algumas que gosto e faço sempre.
Um abraço.
=)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dança folclorica

Essa apresentação foi a primeira que assistimos aqui. A gravação não esta muito boa, mas dá para ter uma noção das tradições da região norte. Aos poucos postos outras apresentações. Ah, e para quem tiver interesse em assistir é só comparecer na Estação das Docas, nas sexta-feiras (a partir das 18h30).

terça-feira, 28 de junho de 2011

Arraial da Pavulagem

É um grupo que completa em 2011, 25 anos. Eles cantam, dançam e enfeitam as ruas de Belém durante todos os domingos do mês de junho - nas comemorações da quadra junina.
O encerramento dos “festejos” de junho acontecem neste próximo domingo (03/07), com a derrubada dos mastros de São João – na Praça da República.

Serviço:

Se você estiver em Belém participe!
É às 9 horas, com concentração na Praça dos Estivadores, seguindo em cortejo pela Av. Presidente Vargas até a Praça da República.

Creditos das fotos:
Foto 1: André
Foto 2: Liliane

terça-feira, 7 de junho de 2011

Corredor verde

Acho que não precisa falar muita coisa sobre os corredores verdes de Belem.
O video acima consta no Youtube. A matéria é antiga e feita pelo Bom dia Brasil. Mas o tema é ainda muito atual. As mangueiras de Belem, rende a cidade o apelido de cidade das mangueiras.
Abaixo segue algumas fotos.

Um abraço!
=)

Crédito das fotos: André Domingues

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Complexo Ecológico Parque dos Igarapés

É um parque com uma grande área verde. Possui piscina de água natural, um auditório, restaurantes, chalés, trilhas e um circuito de arvorismo (com ponte sobre o igarapé, tirolesa e rapel).

O acesso ao parque é rápido. Cerca de 20 minutos de distância do centro de Belém (Travessa WE 12 nº 1000. Conjunto: Satélite).

A diária para hospedagem é de R$ 95 (casal). A taxa de entrada no parque varia de R$ 6 a R$ 10 (criança menor de 10 anos e idoso – acima de 60 anos – não pagam ingresso).

Mais informações no site: http://www.parquedosigarapes.com.br/